Dicas de Saúde

Palpitação

Palpitação é o nome que se dá a percepção dos batimentos cardíacos, normalmente com desconforto e sensação de que estes batimentos estão irregulares. O nosso coração, quando estamos em repouso, realiza entre 60 e 100 batimentos por minuto. São, portanto, em média, 4.800 batimentos por hora e 115.200 batimentos por dia.

A palpitação é exatamente uma anormal consciência do batimento do coração quando estamos em repouso. Normalmente o(a) paciente se queixa de que o coração está acelerado, que sente os batimentos na garganta, ou ainda, que o coração vai sair pela boca. Isso pode estar associado a mal estar, cansaço aos pequenos esforços, falta de ar, e às vezes, dor no peito. Se a palpitação ocorrer por uma arritmia, é possível até ocorrer desmaios. Em caso de sintomas, o(a) médico(a) especialista(cardiologista), deve ser consultado(a).

Fisioterapia

Fisioterapeuta trata e previne doenças e lesões, empregando técnicas como massagens e ginástica. Diagnostica e trata problemas causados por má-formação, acidentes ou vícios de postura. Aplica massagens e orienta exercícios que têm a finalidade de restaurar, desenvolver e manter a capacidade física e funcional do(a) paciente. Também faz tratamentos à base de água, calor, frio e aparelhos específicos. Além de ajudar na recuperação de pessoas acidentadas e portadoras de distúrbios neurológicos, cardíacos ou respiratórios, trabalha com idosos(as), gestantes, crianças e pessoas com deficiência física ou mental. Procure um(a) fisioterapeuta e esclareça suas dúvidas.

Hepatite

Você sabia que a hepatite é um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo? A hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem, podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Existem, ainda, os vírus D e E, esse último mais frequente na África e na Ásia. Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. Elas correm o risco de as doenças evoluírem (tornarem-se crônicas) e causarem danos mais graves ao fígado como cirrose e câncer. Por isso, é importante consultar um(a) médico(a) regularmente e fazer os exames de rotina que detectam a hepatite.

Para saber se há a necessidade de realizar exames que detectem as hepatites observe se você já se expôs a algumas dessas situações:

  • Contágio fecal-oral: condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos (vírus A e E);
  • Transmissão sanguínea: praticou sexo sem proteção, compartilhou seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam (vírus B,C e D);
  • Transmissão sanguínea: da mãe para o filho(a) durante a gravidez, o parto e a amamentação (vírus B,C e D);

No caso das hepatites B e C é preciso um intervalo de 60 dias para que os anticorpos sejam detectados no exame de sangue.

A evolução das hepatites varia conforme o tipo de vírus. Os vírus A e E apresentam apenas formas agudas de hepatite (não possuindo potencial para formas crônicas). Isto quer dizer que, após uma hepatite A ou E, o indivíduo pode se recuperar completamente, eliminando o vírus de seu organismo. Por outro lado, as hepatites causadas pelos vírus B, C e D podem apresentar tanto formas agudas, quanto crônicas de infecção, quando a doença persiste no organismo por mais de seis meses. Por isso, procure um(a) médico(a) de Clinica Geral e faça sua consulta!

Cerume ou Cerúmen (Cera do ouvido)

O cerume ou cerúmen, vulgarmente conhecido como a cera do ouvido, é uma substância produzida pelas glândulas dos ouvidos, que tem como função proteger a pele do canal auditivo externo de danos provocados pela água, traumas, corpos estranhos, infecções, etc.

O acúmulo de cerume é geralmente assintomático, mas pode, ocasionalmente, causar sintomas incômodos, tais como a perda de audição, coceira, desconforto ou sensação de ouvido entupido.

O problema da cera do ouvido surge quando a mesma fica impactada e causa obstrução do canal auditivo. Nesse caso, os seguintes sintomas podem estar presentes:

  • Diminuição da audição;
  • Sensação de ouvido entupido;
  • Coceira no ouvido;
  • Dor de ouvido;
  • Tosse;
  • Zumbido;
  • Tonturas.

Procure o(a) otorrinolaringologista, mais conhecido(a) como otorrino, e faça sua consulta!

Preventivo / Papanicolau

O exame preventivo, também chamado Papanicolau é o exame microscópico das células do colo do útero e da vagina. Serve para detectar lesões cancerosas em fase muito inicial, quando o tratamento é muito simples e barato, menos doloroso e eficaz. Por isso, faça uma consulta com Ginecologista, e previna-se. Quanto mais cedo o diagnóstico, melhor.

Microcefalia

A microcefalia é uma doença na qual o bebê nasce com a cabeça significativamente menor que o normal em relação ao restante do corpo. Ela é detectada durante a infância e, por isso, o diagnóstico precoce da condição é importante para possibilitar algumas formas de tratamento.

O diagnóstico da microcefalia é relativamente fácil pois se baseia no exame da morfologia do crânio e da circunferência da cabeça. O diagnóstico da microcefalia pode também ser feito durante a gravidez, por meio de uma ultrassonografia pré-natal.


Multiclínica Potiguar Alecrim

Rua dos Caicós, 1395 - Alecrim Natal/RN
CEP- 59037-700
(84) 3025-6561 / (84) 99947-9730


Atendimento:

Segunda a sexta: das 6h30 às 17h / Sábado: das 6h30 às 11h


Multiclínica Potiguar Prime

Rua Jabuticabeira, 159 – Cidade Verde
Nova Parnamirim - CEP 59152-025
(84) 2020-2930 / (84) 98709-1716